logo
 
 
 HOME > NOTÍCIAS

Unidos pela derrubada dos vetos ao projeto dos royalties

E-mail Imprimir PDF

Governadores de 11 Estados, três vice-governadores, representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e sete secretários estaduais participaram de reunião na manhã desta terça-feira, 04 de dezembro, em Brasília. A discussão envolveu os 23 vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto 2.565/2011 que trata da redistribuição dos recursos dos royalties.

Estavam presentes ao encontro os governadores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rondônia, Roraima, Acre, Alagoas, Paraíba, Tocantins, Rio Grande do Sul e Piauí. Por mais de uma hora o grupo tratou de estratégias políticas para a derrubada vos vetos.

A reunião definiu uma série de ações que já foram iniciadas na tarde desta terça-feira, com reuniões com os coordenadores de bancadas estaduais. O governador Cid Gomes, do Ceará, telefonou para o presidente do Senado e do Congresso, senador José Sarney e foi marcado um encontro para amanhã. Os governadores Sinval Barbosa, de Mato Grosso; José Anchieta, de Roraima; Rômulo Gouveis, vice-governador da Paraíba; um representante da direção da CNM; o senador Wellington Dias (PT-PI) e o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) farão parte do grupo que vai conversar com Sarney.

Eles querem a convocação imediata de uma sessão do Congresso para apreciar os vetos. Com esse objetivo será apresentado requerimento de urgência, assinado pela maioria dos líderes partidários, deputados e senadores que defendem uma redistribuição mais equilibrada dos royalties do petróleo.

O grupo escolheu o governador do Acre, Tião Viana, para ser o porta-voz, e transmitir à presidente Dilma Rousseff a decisão da maioria dos governadores e Municípios brasileiros. Todos os líderes partidários serão procurados pelos governadores para que se unam ao movimento.

Ação da CNM

A entidade já lançou uma nova campanha, Agora é no Congresso: Derrubada do Veto. Royalties para Todos. Em nota divulgada pela Confederação, o presidente Paulo Ziulkoski convocou os 170 milhões brasileiros que foram excluídos da distribuição dos royalties a se mobilizarem em uma cruzada nacional. Prefeitos e gestores municipais já estão recebendo informações e orientações para que procurem os deputados federais e senadores de seus estados para que assinem o requerimento de convocação do Congresso e se unam ao movimento.

Fonte:  Agência CNM

AddThis Social Bookmark Button


Comentar

Código de segurança
Atualizar

AMM
História
Missão
Presidência
Diretoria Gestão 2011-2013
Superintendência
Gerências

Comercial

Relações Institucionais

Escritórios Regionais

Equipe AMM

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Associações microrregionais
ÁREA TÉCNICA
Assistência Social
Captação de Recursos Públicos
Contábil e Tributário
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Jurídico
Meio Ambiente
Saúde
Serviços Especializados
EVENTOS
AMM em ação
Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos
Congresso Mineiro de Municípios
Congresso Mineiro de Vereadores
Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal
Pacto Institucional
Reuniões Itinerantes
Edições Anteriores
COMUNICAÇÃO
Notícias
AMMtV
Rádio AMM
Notícias das Gerais
Facebook
Twitter
AMM em Tempo Real
Clipping
Fotos
Manual de Aplicação da Marca
MAIS...
FPM, ICMS e outros
Editais com seleção aberta
Diário Online
Integraminas
Confaz - M
Fale Conosco

 


Associação Mineira de Municípios - Av. Raja Gabáglia, 385, Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG
CEP: 30380-103 - Tel.: (31) 2125-2400 Fax: (31) 2125-2403