logo
 
 
 HOME > NOTÍCIAS

Municípios Mineiros terão problemas para pagar o 13º Salário

E-mail Imprimir PDF
decimoterceirodinheiro

A grave crise financeira que atinge os municípios brasileiros desde o segundo trimestre deste ano continua a gerar consequências. Com várias obrigações a serem cumpridas pelos gestores municipais, a perda de recursos, provenientes das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal para aquecer a economia interna do país, tem prejudicado e muito, os Prefeitos nesse final de mandato.
 
Em Minas Gerais essa situação é ainda pior, com 70% das cidades dependentes de repasses da União, muitos terão dificuldades em cumprir com suas obrigações e o 13º salário dos servidores municipais vai se tornar em mais um desafio para os prefeitos mineiros. Pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da Associação Mineira de Municípios - AMM demonstra como as ações adotadas pelo Governo Federal prejudicaram as receitas das cidades mineiras. Consequentemente o cumprimento das obrigações por parte dos gestores públicos de Minas Gerais também foram prejudicadas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 de outubro e 20 de novembro com 121 municípios mineiros, sendo 76,8% dos municípios pagam o 13º salário em uma única parcela, 19,8% pagam em duas parcelas, e 3,4% não informaram. Para as cidades que pagam em parcela única, somente 3,3% dos municípios já efetuaram o pagamento, 77,6% ainda não efetuaram este pagamento e 19,10% não responderam. Para os municípios que ainda não efetuaram o pagamento, 42,1% pagarão até o dia 30/11;  5,7%  até dia 20/12; 42,17% estão sem previsão de pagamento e 10,03% não quiseram responder.

Já os municípios que fazem o pagamento em duas parcelas; 16,5% já pagaram a primeira parcela; 22,3% ainda não pagou e 61,2% não responderam. Quanto ao pagamento da segunda parcela; 16,5% dos municípios pagarão até o dia 30/11; 1,6% pagarão até o dia 20/12 , 19,8% estão sem previsão de pagamento e 62,1% não sinalizaram.

Em relação à Folha de Pagamento, 13,2% dos municípios pesquisados estão com a folha de pagamento atrasada, 33% atrasarão, 51,2% conseguirão manter a folha de pagamento em dia e 2,6% não quiseram responder.

 

tabela13

 

AddThis Social Bookmark Button


Comentar

Código de segurança
Atualizar

AMM
História
Missão
Presidência
Diretoria Gestão 2011-2013
Superintendência
Gerências

Comercial

Relações Institucionais

Escritórios Regionais

Equipe AMM

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Associações microrregionais
ÁREA TÉCNICA
Assistência Social
Captação de Recursos Públicos
Contábil e Tributário
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Jurídico
Meio Ambiente
Saúde
Serviços Especializados
EVENTOS
AMM em ação
Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos
Congresso Mineiro de Municípios
Congresso Mineiro de Vereadores
Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal
Pacto Institucional
Reuniões Itinerantes
Edições Anteriores
COMUNICAÇÃO
Notícias
AMMtV
Rádio AMM
Notícias das Gerais
Facebook
Twitter
AMM em Tempo Real
Clipping
Fotos
Manual de Aplicação da Marca
MAIS...
FPM, ICMS e outros
Editais com seleção aberta
Diário Online
Integraminas
Confaz - M
Fale Conosco

 


Associação Mineira de Municípios - Av. Raja Gabáglia, 385, Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG
CEP: 30380-103 - Tel.: (31) 2125-2400 Fax: (31) 2125-2403