logo
 
 
 HOME > NOTÍCIAS

Planejamento na hora da mudança de gestão

E-mail Imprimir PDF
8218015360 55f07a4d8c z

O momento de transição entre as gestões foi o tema norteador das palestras realizadas, na manhã desta quinta-feira (22), no 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos. Os palestrantes Márcio Kelles, Assessor da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG, e Tadahiro Tsubouchi, Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG, ressaltaram a importância de se constituir boas equipes na fase de troca de mandatos.
 
O primeiro painel foi “Transição de Governo: impactos e consequências”, apresentado por Márcio Kelles. O Assessor do TCE/MG ressaltou, inicialmente, que o tribunal está ao lado dos prefeitos neste momento de transição e que é fundamental ao novo gestor se cercar de bons contadores e bons controladores. 
 
Kelles destacou que os gestores não encontrarão facilidade na busca por recursos para o desenvolvimento dos municípios mineiros, pois no Brasil são 5.564 cidades em busca de repasses. “Não há recursos para se conseguir com facilidade, eles devem ser garimpado”, afirmou.
 
Ele apontou ainda que o momento é de restrições e deduções fiscais. Para minimizar os impactos, foram explicadas duas saídas para os agentes políticos municipais: medidas para o aumento de receita e ações para diminuição de despesas.
 
Na segunda explanação do dia, Tadahiro Tsubouchi explicou as questões específicas da transição nas áreas de saúde, educação e assistência social. O Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG ponderou o fato das áreas possuírem legislação que determinam repasses específicos de recursos.
 
Tsubouchi orientou os participantes sobre a importância da realização de licitações bem estruturadas. De acordo com ele, o mais importante neste processo é realizar as medidas de forma planejada e bem executadas.
 
Um dos destaques na palestra foi o fato de ressaltar a importância de se nomear bons secretários com perfil técnico para auxiliar na boa gestão, pois é o interesse público que deve prevalecer ao longo do mandato. E, para que isso aconteça, foram apontados três pilares: planejamento, programação e execução. 
 

 O 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos termina nesta quinta-feira e é realizado no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte. Veja a programação e acompanhe o que acontece no evento pelo blog AMM em Tempo Real.



AddThis Social Bookmark Button
AMM
História
Missão
Presidência
Diretoria Gestão 2011-2013
Superintendência
Gerências

Comercial

Relações Institucionais

Escritórios Regionais

Equipe AMM

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Associações microrregionais
ÁREA TÉCNICA
Assistência Social
Captação de Recursos Públicos
Contábil e Tributário
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Jurídico
Meio Ambiente
Saúde
Serviços Especializados
EVENTOS
AMM em ação
Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos
Congresso Mineiro de Municípios
Congresso Mineiro de Vereadores
Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal
Pacto Institucional
Reuniões Itinerantes
Edições Anteriores
COMUNICAÇÃO
Notícias
AMMtV
Rádio AMM
Notícias das Gerais
Facebook
Twitter
AMM em Tempo Real
Clipping
Fotos
Manual de Aplicação da Marca
MAIS...
FPM, ICMS e outros
Editais com seleção aberta
Diário Online
Integraminas
Confaz - M
Fale Conosco

 


Associação Mineira de Municípios - Av. Raja Gabáglia, 385, Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG
CEP: 30380-103 - Tel.: (31) 2125-2400 Fax: (31) 2125-2403