logo
 
 


Educação Ambiental


A Educação Ambiental é vista hoje como uma possibilidade de transformação ativa da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização advinda da prática social reflexiva embasada pela teoria (Loureiro, 2006).

Segundo Loureiro (2006), essa conscientização é obtida com a capacidade crítica permanente de reflexão, diálogo e apropriação de diversos conhecimentos. Esse processo torna-se fundamental para se formar sociedades sustentáveis, ou seja, orientadas para enfrentar os desafios da contemporaneidade, garantindo qualidade de vida para esta e futuras gerações.

Portanto, a educação ambiental deve ser entendida em seu sentido mais amplo, voltada para a formação de pessoas para o exercício da cidadania responsável e consciente, e para uma percepção ampliada sobre os ambientes no qual estão inseridas.

Transformar e aprimorar a relação entre os seres humanos e desses com o ambiente deve ser o maior objetivo da educação ambiental, lembrando que o termo “ambiente” é muito mais que o ambiente natural: incluímos também os modificados pelo homem, como as instituições sociais, a escola, o ambiente de trabalho, a vizinhança etc.

Entretanto, modificar estas relações passa por uma transformação interior de cada ser humano, que inclui o cuidado consigo mesmo: seu corpo, sua saúde, suas emoções. Em um outro nível, inclui a transformação da relação com os demais seres humanos do convívio direto e indireto e com os outros organismos.
 
Num movimento contínuo, crescente e permanente é possível então modificar as relações que as sociedades contemporâneas estabelecem com o mundo.

A educação ambiental transcende seu aspecto puramente comportamental para chegar em outras esferas (e compromissos) como a política e a cultural, pois a educação não pode existir para outro motivo que não o de formar indivíduos críticos de seu papel histórico. Deve subsidiá-los com um repertório que permita a reflexão crítica do desafio existente nos períodos de transição e, a partir de seus próprios impulsos, integrar esse processo rumo à construção de uma realidade mais condizente com sua noção de equilíbrio e sobrevivência.

A educação ambiental precisa ajudar a construir novas formas e possibilidades de relações sociais e de estilos de vida, baseadas em valores éticos e humanitários, e de relações mais justas entre os seres humanos e entre esses e os demais seres vivos. Educar significa, em primeiro lugar, “auto-transformar-se”, pois a educação ambiental precisa ser transformadora, educativa, cultural, informativa, política, formativa e, acima de tudo, emancipatória (Loureiro, 2006).

Para que as mudanças aconteçam, é necessário que a educação ambiental seja assumida pelo poder público em todas as suas esferas e, principalmente, com a participação efetiva da sociedade. À medida que a sociedade participa, ela se apropria do seu papel de atora, co-responsabilizando-se pelas decisões tomadas e vendo-se inserida ao ato educativo. No diálogo e na convivência entre sociedades e poder público a educação para a sustentabilidade acontece e por fim torna-se política pública.
 
Esse texto foi adaptado de: CIEA’s – Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, Brasília, 2005, Série Documentos Técnicos.
Fonte bibliográfica: LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.





AddThis Social Bookmark Button

parceiroamm-teste

AMM
História
Missão
Presidência
Diretoria Gestão 2011-2013
Superintendência
Gerências

Comercial

Relações Institucionais

Escritórios Regionais

Equipe AMM

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Associações microrregionais
ÁREA TÉCNICA
Assistência Social
Captação de Recursos Públicos
Contábil e Tributário
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Jurídico
Meio Ambiente
Saúde
Serviços Especializados
EVENTOS
AMM em ação
Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos
Congresso Mineiro de Municípios
Congresso Mineiro de Vereadores
Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal
Pacto Institucional
Reuniões Itinerantes
Edições Anteriores
COMUNICAÇÃO
Notícias
AMMtV
Rádio AMM
Notícias das Gerais
Facebook
Twitter
AMM em Tempo Real
Clipping
Fotos
Manual de Aplicação da Marca
MAIS...
FPM, ICMS e outros
Editais com seleção aberta
Diário Online
Integraminas
Confaz - M
Fale Conosco

 


Associação Mineira de Municípios - Av. Raja Gabáglia, 385, Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG
CEP: 30380-103 - Tel.: (31) 2125-2400 Fax: (31) 2125-2403