logo
 
 
 HOME > AMM
> Conheça o departamento

> Perguntas frequentes

> Glossário

Minas Gerais:


Terceira maior economia do país Minas Gerais é a terceira economia do país. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2009 alcançou R$ 287 bilhões e representou 9,01% do conjunto de riquezas geradas pelo Brasil em 2009 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, foi registrado um crescimento real médio de 10,9% do PIB mineiro em relação a 2009, superando em 3,4 pontos percentuais o resultado nacional de 7,5%.

Entre 2002 e 2008, o Estado ganhou 1,3% de participação no PIB brasileiro (IBGE–FJP). A economia mineira equivale à economia de países como Israel, Irlanda, Chile e República Tcheca. Se fosse um país, o Estado ocuparia a 46ª posição entre os 184 países membros do FMI.

O perfil econômico de Minas Gerais é diversificado, sendo que o setor de serviços responde por 58% do PIB estadual, o segmento industrial responde por 32% e a agropecuária, 10%. Para o melhor aproveitamento do potencial de crescimento econômico, o Estado divide o território em dez regiões de planejamento.

Em todas elas, há concentrações urbanas importantes com a infraestrutura necessária, o que favorece a implantação de novos empreendimentos.

Infraestrutura

OS CAMINHOS DO BRASIL PASSAM POR MINAS GERAIS

AEROPORTOS
Em Minas Gerais, há 92 aeroportos homologados e em operação. O mais importante é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), com capacidade projetada para 20 milhões de passageiros/ ano em 2020. O Governo de Minas investiu no projeto de expansão e reestruturação do AITN, um dos seis maiores aeroportos do país e que já registra um movimento de passageiros de mais 7,5 milhões de pessoas/ano, reconhecido como o hub aéreo que mais cresce dentro da malha aérea nacional.

O empreendimento já conta com voos internacionais para Europa, Estados Unidos, Panamá e conexões, Buenos Aires, Santiago do Chile e Montevidéu. O conceito funcional de cidade aeroporto elaborado para todo o sítio aeroportuário e entorno foi o primeiro a ser desenvolvido em toda a América do Sul.

FERROVIAS
A extensa malha ferroviária também se destaca entre as demais regiões brasileiras. Operados por grandes empresas de logística, os 5.329km de ferrovia, 18,3% do total brasileiro, servem de ponto de convergência entre outras ferrovias do país e ligam Minas Gerais aos principais portos brasileiros, possibilitando rápido escoamento dos produtos mineiros.

HIDROVIAS
Apesar de pouco utilizado, o sistema de hidrovias vem ganhando espaço tanto no país quanto em Minas Gerais.

Os portos fluviais de Iturama (rio Grande), Santa Vitória (rio Paranaíba), no Triângulo Mineiro, e de Pirapora (rio São Francisco) podem se tornar opção para o escoamento da produção de uma vasta região, fazendo com que os produtos cheguem aos países do Mercado Comum do Sul(Mercosul) e mesmo a outras regiões.

ENERGIA
Maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil, a Cemig é atualmente um dos maiores grupos geradores do país, responsável pela operação de um parque composto por 67 usinas hidrelétricas, térmicas e eólicas, com uma capacidade instalada de 6.896Gw. É também o terceiro
maior grupo transmissor brasileiro com 8.768km de linhas e a maior empresa fornecedora de energia do país para clientes livres com 25% do mercado.

A atuação da Cemig estende-se a 19 Estados brasileiros, além do Distrito Federal e ao Chile, onde opera uma linha de transmissão em consórcio com a Alusa. Em Rondônia, a empresa participa do consórcio construtor da usina hidrelétrica de Santo Antônio no complexo do Rio Madeira.

DISTRIBUIÇÃO DE GÁS
Com investimentos de mais de R$ 1 bilhão em obras de expansão dos gasodutos instalados no Estado, a Gasmig mais do que triplicou sua rede de distribuição, que atingiu ao fim de 2010 a extensão total de 800 quilômetros. Com a ampliação, o volume de distribuição de gás natural superou os 682 milhões de metros cúbicos no ano passado (não incluindo o gás fornecido às usinas termelétricas), um crescimento de 48% em relação ao volume faturado no ano anterior.

A expansão da oferta de gás natural é meta do “Programa Gestão Estratégica dos Recursos e Ações do Estado” e será fundamental para viabilizar a geração de energia, além de abastecer a indústria. Em 2030, essa oferta responderá por 10,7% da oferta de eletricidade ao Estado, com um volume estimado em 21 milhões de metros cúbicos.
Em março de 2011, o Governo de Minas Gerais e a Petrobras, por meio da Cemig, firmaram um acordo para a implantação de um ramal interligado ao Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), ligando os municípios de São Carlos (SP) e Uberaba (MG). O investimento também contempla a implantação em Uberaba de uma fábrica de amônia.

Com extensão estimada em 276km e capacidade para o transporte de sete milhões de metros cúbicos por dia, o gasoduto a ser implantado pela Cemig otimizará a operação das indústrias já instaladas e atenderá à demanda reprimida de novas empresas.

TELECOMUNICAÇÕES
Em Minas Gerais, as empresas de telecomunicações mantêm uma estrutura com 6,04 milhões de linhas fixas habilitadas e 16,1 milhões de linhas móveis, com capacidade e tecnologia para aumentar a oferta. Desde 2008, a telefonia celular está presente em 100% das cidades mineiras.

PORTOS SECOS
Minas tem cinco portos secos localizados nos municípios de Juiz de Fora, Varginha, Uberaba, Uberlândia e Betim, na Região Metropolitana de Belo horizonte, que é o primeiro porto seco industrial do Brasil. As estruturas propiciam a integração com os portos marítimos do país e estão interligadas ao sistema rodoviário, ferroviário e aeroviário do Estado.

Fonte: Governo de Minas – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

 
 
 
AddThis Social Bookmark Button

parceiroamm-teste

AMM
História
Missão
Presidência
Diretoria Gestão 2011-2013
Superintendência
Gerências

Comercial

Relações Institucionais

Escritórios Regionais

Equipe AMM

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Associações microrregionais
ÁREA TÉCNICA
Assistência Social
Captação de Recursos Públicos
Contábil e Tributário
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Jurídico
Meio Ambiente
Saúde
Serviços Especializados
EVENTOS
AMM em ação
Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos
Congresso Mineiro de Municípios
Congresso Mineiro de Vereadores
Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal
Pacto Institucional
Reuniões Itinerantes
Edições Anteriores
COMUNICAÇÃO
Notícias
AMMtV
Rádio AMM
Notícias das Gerais
Facebook
Twitter
AMM em Tempo Real
Clipping
Fotos
Manual de Aplicação da Marca
MAIS...
FPM, ICMS e outros
Editais com seleção aberta
Diário Online
Integraminas
Confaz - M
Fale Conosco

 


Associação Mineira de Municípios - Av. Raja Gabáglia, 385, Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG
CEP: 30380-103 - Tel.: (31) 2125-2400 Fax: (31) 2125-2403